Releases

Tamanho do texto

30/03/2015

Engenheiro que participou da fundação da Embraer palestra em Goiânia

Engenheiro que participou da fundação da Embraer palestra em Goiânia

O ex-ministro de Infraestrutura e um dos fundadores da Embraer, o engenheiro Ozires Silva, estará em Goiânia, na próxima terça-feira (31), para a Aula Inaugural da graduação em Engenharia Civil do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Na ocasião, ele ministrará a palestra com tema “A importância da Engenharia para a sociedade brasileira”. A Aula Inaugural, para convidados, acontecerá no auditório do CREA-GO. 

 

“A Engenharia Civil é uma ciência de muitos desafios e que exige fundamentação avançada. É uma área que será demandada intensamente nas próximas décadas, até mesmo em função da crise de abastecimento de água e energia. O Ozires Silva é um expoente da Engenharia, da Administração e da Educação no Brasil. Ele serve de inspiração para todos os profissionais da área, especialmente para os alunos”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Civil do IPOG, professor Marlos Guimarães.

 

Sobre o palestrante

Ozires Silva é oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Liderou em 1970 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil. Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

 

Também atuou como presidente da Varig por três anos (2000-2003) e criou em 2002 a Pele Nova Biotecnologia, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados, empresa focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual. Ozires Silva também faz parte de uma série de Conselhos e de Associações de Classe, além de autor de diversos livros da área.

 

Atualmente, é Reitor do Centro Universitário UNIMONTE (Universidade Monte Serrat), Santos, SP; Presidente do Conselho Consultivo do WTC – World Trade Center de S.P.; Presidente do Conselho de Administração de várias empresas e também preside o Conselho de Administração da PELE NOVA Biotecnologia S.A.

 

Graduação IPOG

Em 2015, o IPOG inaugura a primeira turma da graduação em Engenharia Civil. Assim, o Instituto consolida sua tradição no oferecimento de qualificação profissional na área com a mesma qualidade da Pós-Graduação.

 

Serviço

Aula Inaugural da graduação em Engenharia Civil do IPOG, com Ozires Silva

Tema da palestra: “A importância da Engenharia para a sociedade brasileira”

Data: 31/03/2015

Horário: 19h

Local: Auditório CREA-GO

Endereço: Rua 239, Nº 561, Setor Universitário, Goiânia-GO.

Assessoria de Comunicação: Maraísa Lima | Humberta Carvalho – (62) 3945-5050 (ramal 532/568) / (62) 9347-8182

O palestrante concederá entrevistas mediante agendamento prévio com a equipe de Comunicação do IPOG.



Acesso rápido