Perícia Criminal e Ciências Forenses - Pós Graduação - IPOG - Especializando Vencedores

Pós-Graduação

Tamanho do texto

Perícia Criminal e Ciências Forenses

  • Introdução
  • Público
  • Formação Curricular
  • Certificação
  • Documentos

   Em ritmo cada vez mais acelerado, a ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo. Tal revolução tem contribuído, tanto para a melhoria da vida das pessoas, quanto para o cometimento de delitos. Por essa razão, os avanços tecnológicos e as novas técnicas criadas devem ser constantemente usados para revolucionar a produção da prova material.

   Além disso, com a nova alteração do Código de Processo Penal, algumas atribuições foram acrescentadas ao Assistente Técnico. As alterações consistem de alguns pontos básicos (Lei 11690, de 09.06.08, artigo 159):

§ 4º O assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo juiz e após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais, sendo as partes intimadas desta decisão.
§ 5º Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia:
I - requerer a oitiva dos peritos para esclarecerem a prova ou para responderem a quesitos, desde que o mandado de intimação e os quesitos ou questões a serem esclarecidas sejam encaminhados com antecedência mínima de 10 (dez) dias, podendo apresentar as respostas em laudo complementar;
II - indicar assistentes técnicos que poderão apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audiência.

   Portanto, a criação de um curso de especialização para profissionais de nível superior, visando capacitá-los tecnicamente para atuar nessa área, faz-se não apenas necessária, mas fundamental.

   Ao final do curso, o especialista em perícia criminal formado será capaz de analisar laudos emitidos nas áreas abrangidas pelas matérias ministradas, e estará tecnicamente apto a atuar como assistente técnico judicial.

 

Objetivos
- Promover o aprendizado multidisciplinar necessário para o desempenho das atividades de Perícias (Perícias Gerais).
- Oferecer aos alunos conhecimentos metodológicos e pedagógicos para a docência no terceiro grau em Unidades de Ensino Superior (faculdades).
- Esclarecer a importância do curso no sentido de que este possa servir de suporte ao profissional de perícia.
- Contribuir na geração de novos conhecimentos na área das atividades periciais.

Tem interesse neste curso?

Faça já sua matrícula Indicar a um amigo

Preencha o formulário abaixo para indicar este curso a um amigo!