Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional - Pós Graduação - IPOG - Especializando Vencedores

Pós-Graduação

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Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional

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   Devido à realidade educacional brasileira, que tem apresentado inúmeros avanços, em especial, os que ocorreram a partir da década de 90. Tais avanços podem ser sentidos, como demonstram os dados apresentados pelos órgãos gestores da educação brasileira, como é o caso do MEC, do INEP, dentre outros, que mostram avanços da demanda e das ofertas de escolarização e profissionalização em todos os níveis e modalidades de ensino e nas diversas instituições educacionais no Brasil.

   O marco decisivo destes avanços foi sem dúvida, a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB - 9394/96, que dentre as novidades trazidas traz uma clara perspectiva de que a educação passe por uma “verdadeira revolução”, objetivando elevar a competitividade do mercado brasileiro, tão necessitado de formação profissional devidamente qualificada.

   Podemos sentir estes avanços desde o ensino fundamental ao ensino superior, sendo este último, por certo, um dos mais significativos para que se atinjam as metas de qualificação e competitividade do mercado brasileiro. Neste cenário, tivemos um crescimento vertiginoso como demonstram os dados do censo da educação superior publicado em 2009, pelo MEC/INEP.

   Dessa forma, a formação pedagógica, mais que uma demanda crescente consolida-se de fato como uma necessidade, entendida como um conjunto de competências e habilidades que os profissionais da educação devem dominar ao máximo.

   Formar profissionais na área de educação, conciliando saberes técnicos, com uma didática que permita a real aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, médio e superior, é o principal foco do curso de Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional. Neste sentido, a inserção dos candidatos no curso se dará a pautar-se na identificação de um real interesse e comprometimento do mesmo com a educação, muito mais do que a mera busca de perspectiva em um mercado de trabalho.

   Entende-se, portanto, que a atividade docente, só pode ser exercida na medida em que a mesma seja objeto de qualificação por parte dos professores, que deixam ser apenas mediadores do conhecimento, para serem seus autores, seus gestores, ou seja, tendo-se uma visão e ações focadas na atividade profissional ativa, envolvendo todos os sujeitos da educação.


Objetivos

- Instrumentalizar o aprendizado técnico e didático para a formação e qualificação da docência no ensino fundamental, médio e superior, conferindo ao profissional a plenitude em seu exercício profissional;
- Profissionalizar o docente para o trabalho no ensino fundamental, médio e superior, em suas dimensões e competências;
- Formar o profissional a partir dos seguintes eixos norteadores da educação contemporânea: valores humanos, afetividade e reflexão-crítica;
- (Re) Qualificar docentes ou futuros docentes para o exercício de atividades do magistério, como também da Gestão Educacional em suas dimensões didáticas.

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