MBA Executivo em Mídias Digitais - Pós Graduação - IPOG - Especializando Vencedores

Pós-Graduação

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MBA Executivo em Mídias Digitais

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   Esta pós-graduação insere-se em um campo de estudo multidisciplinar, com demanda crescente no mercado de trabalho no Brasil e no mundo. O curso discute os impactos gerados nos negócios, na gestão e marketing de produtos e serviços, na construção de marcas, nas diversas áreas da comunicação e relacionamento, nos modelos de inovação e empreendedorismo – a partir da emergência de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC). As NTIC já esboçam seus efeitos desde meados dos anos 70, com o surgimento da micro-informática e posterior consolidação do computador pessoal, ramificando-se em muitas vertentes de estudo. No entanto, o foco deste curso estará principalmente nas transformações ocorridas a partir do ano 2.000, com a consolidação da cibercultura - entendida aqui como um fenômeno sociocultural, no qual a vida das pessoas e a rotina de empresas são fortemente marcadas pelo uso das tecnologias digitais.

   'A cibercultura solta as amarras e desenvolve-se de forma onipresente, fazendo com que não seja mais o usuário que se desloca até a rede, mas a rede que passa a envolver os usuários e os objetos numa conexão generalizada.' LEMOS (2002), qualificando a cibercultura como um marco que define a era da conexão e da mobilidade. Trata-se, portanto, de um cenário que presenciamos hoje e que foi concebido pela democratização do acesso à web, pelo crescimento exponencial das mídias sociais na vida cotidiana, pela ubiquidade e conectividade, e pela consolidação do comércio eletrônico e social, entre outros itens que moldam a confluência entre tecnologia, comportamento social e negócios.

   O foco das NTIC, neste curso, estará especialmente na web, nos games e gadgets, nos dispositivos móveis, nas mídias sociais e virtuais, na TV digital e interativa, na internet das coisas (IoT), e em seus desdobramentos e convergências – os quais o mercado convencionou chamar de ‘mídias digitais’. A penetração desses temas em áreas de conhecimento tradicionais – como comportamento do consumidor, varejo, marketing, comunicação e gestão, entre outros – culminou em mudanças significativas para empresas, entidades de terceiro setor, governo, agências de comunicação e veículos. São 78 milhões de usuários de internet no Brasil, com mais de 16 anos, segundo IbopeNielsen (set/2011), dos quais boa parte faz uso recorrente de comércio eletrônico, dispositivos moveis e redes sociais.

   A questão que se apresenta é, portanto, como preparar e selecionar um gestor ou consultor que domine os impactos dessas novas tecnologias e comportamentos? Que seja capaz de gerir equipes de diferentes gerações, de criar estratégias e entregar resultados de negócios e comunicação para esses ambientes? É nesse contexto e para essa finalidade que esta pós-graduação foi concebida. Com o intuito de entender o ponto e o contraponto desses fenômenos, valendo-se de uma pluralidade de autores e de cases experimentados no mercado de trabalho.


Objetivos
Prover visão de gestão em mídias digitais, para que o egresso do curso seja capaz de:
- conceber estratégias de negócios, comunicação e relacionamento nas mídias digitais;
- planejar ações adequadas à variedade de demandas do mercado (empresas, terceiro setor, governo, agências e veículos de comunicação);
- gerir equipes profissionais que integram esses processos;
- atuar como coolhunter – um identificador de tendências nas mídias digitais;


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